MENINOS GAITISTAS DO BRASIL

O projeto social Meninos Gaitistas do Brasil, criado pelo músico carioca Adriano Adiala, chega à UAS-GSMN.

Por iniciativa do gaitista amador João Marcelo Rozário da Silva, de São Paulo, em parceria com Adiala, que se desloca do Rio de Janeiro para São Paulo semanalmente, para participar das aulas, o curso teve início em 21 de junho de 2018.

Com uma história de vida emblemática, Adiala vem, há mais de 25 anos, desenvolvendo seu projeto social pelo Brasil a fora. Menino pobre, encontrou uma gaita no lixo e começou a soprá-la “orientado pelo Divino”. Aprendeu sozinho e foi tocando aqui e ali, em praças e ruas, para ganhar algum dinheiro que pudesse ajudar sua família. Até que, na década de 1970, o maior gaitista do Brasil à época, Edu da Gaita, ao passar por uma praça o ouviu tocar. Aproximou-se e, a partir de então, passou a ensinar-lhe as técnicas do instrumento. Na década de 1980, Adiala tornou-se um concertista mundialmente conhecido.

Ao trazer este projeto para as nossas crianças, João Marcelo, que já havia trabalhado com Adiala em outras ocasiões, convidou o músico para a aula inaugural, para que ele contasse sua história que, certamente, motivaria as crianças. Adriano veio e ficou! Como, segundo ele, para ser um músico completo não basta ter virtuose no instrumento, mas fazer disto um meio de transformação social, incorporou-se ao projeto definitivamente, fazendo dupla com João Marcelo.

Com o entusiasmo com que as crianças assistidas pelo Programa de Promoção Social da Criança e do Adolescente, da UAS-GSMN, receberam a possibilidade de aprender a tocar o instrumento, já é possível prever que, dali, outros Adialas deverão surgir!

Mostrar Mais

© 2018 Unidade de Assistência Social Grupo Socorrista Maria de Nazaré - UAS-GSMN.

Rua Ten. Américo Moretti, 68 - Vila Sta Catarina - São Paulo/SP - CEP: 04372-060